Depois de uma temporada de férias, é comum que os estudantes demorem um pouco para retornar à rotina de estudos e que haja uma preocupação com o tempo que foi perdido sem os livros. Principalmente para adolescentes que frequentam o Ensino Médio e que são pressionados para passarem nas provas de vestibular.
Mas o que sempre oriento é que o foco deve ser no que pode ser feito dali para frente, foco no presente, no aqui, agora. Deve-se projetar no que é possível e não naquilo que não deu certo ou que poderia ser feito. Ressalto que o importante é fazer sua parte agora e não se preocupar ou culpar por ter deixado tudo para última hora.
Dessa maneira, consegue-se alinhar coração e pensamento e, então, pode-se voltar a estudar. Aconselho a começar a estudar pelo o que mais gostam, aquela matéria pela qual tem mais carinho ou mais facilidade. Isso traz, além do prazer, o ritmo de estudos novamente. Assim é mais fácil voltar a ter satisfação com uma rotina semi-estruturada. Corpo e mente passam a compreender as novas demandas que virão nas próximas semanas.
Lembre-se que, uma vez ritmados, temos um plano de voo a ser cumprido. E para que se tenha êxito, não adianta esperar resposta rápida ou resultados milagrosos. Dedicação, garra e foco em você sempre!
E mais uma última dica: procure sempre estudar o que você mais gosta em períodos do dia em que está cansado ou desanimado. Busque sempre ter paz e trazer paz para si mesmo. Um tijolo por vez, construção as poucos.