Preparo psicológico para o ENEM

No próximo sábado e domingo mais de 8 milhões de alunos e suas famílias estarão concentrados (as) para que tudo saia bem!
 
Aqui vão 10 dicas para você e sua família se prepararem, psicologicamente, para o ENEM:
 
1-   Apoio familiar – Apoie seu filho, cuide dele, dê carinho, atenção e quem sabe até uma volta para conversar sobre outros assuntos que não o vestibular, eles ouviram isso o ano todo. Não é hora de se preocupar com a faculdade onde seu filho vai estudar ou começar a fazer contas de qual seria a faculdade que os possíveis pontos dariam para ingressar.  Esse tipo de especulação só deve acontecer na hora certa, depois da prova. Apoie seu filho e o acolha com palavras de incentivo. Alguns ainda estão no 2º ano e já se impõem a cobrança para passar e se ‘livrar’ do ensino médio ou para cumprir expectativas de “pular” etapas, e nem sempre estão maduros para essa conquista.
 
2-   Acredite em você – Quando aparecer uma questão e você logo de cara perceber o item correto, não desconfie. Marque esta alternativa e já passe para a próxima. Muitos clientes que recebo relatam escolher, num primeiro momento a resposta certa, mas depois, por pensar demais, acabam mudando, o que na maioria dos casos, acaba incorrendo ao erro. Acredite mais em você que passou 3 anos estudando e se preparando para esse momento importante em sua vida.
 
3-   Olhe o que fez, não o que falta – É evidente que você não deu conta de ler e estudar tudo. Claro que se for olhar, deixou alguma matéria ou alguma lista de lado e, por falta de tempo algumas coisas deixaram de serem feitas. Tente lembrar o que você fez e como fez. Foco nas suas crescentes, como conseguiu crescer em algumas matérias, apesar de que em outras você não foi tão bem. Pensar no que você ainda não fez traz apenas ansiedade e mais cobrança, isso não lhe ajudará em nada.
 
4-   Revisão – É sempre importante revisar alguma matéria antes da prova. Revise então aquilo que dá! Matérias que vc gosta (não a preferida pois essa vai ser tranquila). Revisar a matéria que tem mais dificuldade apenas causa uma cobrança excessiva em torno de algo que não temos como solucionar nessa reta final.
 
5-   Durma bem – Quando você dorme bem você acorda mais disposto. Isso recarrega as energias, te deixa mais disposto e o mais importante, consolida a memoria e o aprendizado. Se você conseguir seguir os passos 1,2 e 3, e quem sabe até ler algo, essas ações farão com que você consiga se cobrar menos e ter uma boa noite de sono. 
 
6-   Alimente-se bem – Alguns dos clientes que atendo, relatam terem alterado a alimentação a fim de saírem-se melhor nas provas. Isso muitas vezes acaba prejudicando o candidato. Mantenha sua dieta, nada a mais, nada a menos. Mudanças no habito alimentar não vão lhe ajudar na prova. Se possível não faça a ingestão de comidas pesadas ou com alto teor de gordura, pois como a digestão é mais difícil, isso acarretará na mudança no seu nível energético durante a prova o que, é claro, interefere psicologicamente.
 
7-   Estabeleça sua estratégia – Muitos amigos e escolas acabam passando diferentes estratégias que podem ser muito assertivas, porem descubra a sua. Nada melhor do que se respeitar e:
  1. Estabelecer sua ordem de matérias
  2. Escolher qual é a mais fácil ou a menos preferida para iniciar a prova – escolher a mais fácil pode causar desanimo e desconfiança caso você ache que não está acertando aquilo que ‘sabia de cor’
  3. Intercale uma fácil e uma difícil, isso lhe ajuda a não abalar sua autoestima,
Lembre-se que o nível de concentração, geralmente, é maior no inicio da prova, use isso a seu favor.
 
8-   1000! – A possibilidade mais clara e evidente de tirar um 1000 é na redação, então leia muito para que possa apresentar uma compreensão ampliada sobre o tema da redação. Lembre-se de que a redação é sua, então não se compare ou tente advinhar como seu colega ou professor fariam essa prova. Faça seu rascunho, escolha sua tese e seja fiel a ela. Se algum pensamento vier, veja se combina com a tese inicial. Tenha clareza na abordagem do tema e construa argumentos sólidos que confirmem sua tese. A redação é um espelho de sua construção durante anos, confie no seu ponto de vista.
 
9-   Desligue – Você fez tudo ate aqui! Concentre-se em atividades que possam lhe relaxar e também diminuir o stress, estejam juntos, você e sua família. Não converse com amigos, isso geralmente eleva o nível de competição, mesmo que moderado, para o fato de que acha que o outro sabe mais que você. Não se preocupe se a data será alterada ou não ou se está preparado para esse final de semana. Vá com foco total em dar o seu melhor!
 
10- Existe vida após ENEM – Muitos adolescentes acabam por estar sob uma pressão tão grande que se esquecem que existe vida após ENEM. Esta não é sua última chance (ou do seu filho). Esta é apenas mais uma das possibilidades ou frustrações que a vida lhe guarda. Esteja pronto pois novos desafios sempre estão por vir. Foco em você e nos seus sonhos. Não os perca caso não de certo essa prova. É apenas uma prova!
 
Leia e me acompanhe também no Medium!